Espessuras de MDF: quando usar cada uma?
Confira dicas importantes sobre as espessuras de MDF para levar em conta antes de começar um projeto.
Você já sabe que existem diversas espessuras de MDF, mas sabe como e quando usar cada uma? É muito importante entender as características de cada projeto para escolher a melhor opção, evitando erros, retrabalho e gastos desnecessários.
Para te ajudar, reunimos algumas dicas importantes sobre as diferentes espessuras de MDF para você levar em conta antes de começar seu projeto.
6 a 9 mm
Geralmente são utilizados para fundo de móveis, onde há contato direto com a parede, ou na parte inferior, apenas para finalização. Mas engana-se quem pensa que para por aí: essas espessuras de MDF também podem ser usadas em portas de correr ou abrir, quando encaixilhadas com perfis de alumínio, prateleiras tamburato, tamponamentos de módulos e estrutura de gavetas menores.
O MDF de 6 a 9 mm também é muito utilizado como engrossamento para alcançar medidas de espessura que o mercado não dispõe, sendo combinados com outras chapas.
12 a 15 mm
Essas espessuras de MDF, especialmente de 15mm, são amplamente utilizadas na produção da estrutura ou caixaria de cozinhas, armários pequenos e laterais de cômodas. No caso do MDF 12mm, é utilizado também na estrutura interna de gavetas, em conjunto com os MDFs de 6 e 9mm. Além disso , com uma boa avaliação técnica, também é possível utilizar as chapas para cabeceiras fixadas diretamente na parede ou painéis de revestimentos.
Outra utilização para o MDF 15mm é a produção de portas com frentes em vidro ou espelho, já que oferecem uma boa base para dobradiças,e ao mesmo tempo pesam menos que o MDF de 18mm. Prateleiras menores também podem ser feitas com chapas de 15 mm.

Projeto: Menfi Arquitetos | Fotografia: Vanilla Fotografia | MDFs Carvalho Natural, Alecrim e Areia
18 mm
As chapas de 18 mm são bastante utilizadas para a parte frontal dos móveis, como portas e gavetas, já que, com a espessura mais grossa, o móvel ganha um ar mais robusto e apresenta mais resistência e durabilidade. Alguns tipos de produto, como armários e gaveteiros de tamanho médio, podem ser fabricados inteiramente com MDF 18mm, pois este oferece boa estrutura, servindo também para a produção da caixaria destes móveis.
O MDF de 18mm também pode ser utilizado para a produção de nichos e prateleiras menores, tampos de escrivaninhas ou móveis de cabeceiras.

Projeto: ArqHouse | Fotografia: Letícia Galvão | MDfs Fontana, Areia e Carvalho Natural
25 mm
Garantia de estabilidade, as chapas de MDF com espessura de 25mm podem ser utilizadas para prateleiras de guarda-roupas, tampo de mesas, portas mais pesadas, além de laterais e colunas de geladeiras. Dependendo do comprimento de alguns tipos de mesas e bancadas, o MDF 25mm pode ser usado também na estrutura como pés em tipo painel, criando linhas marcantes e trazendo imponência para o móvel.

